O homem é composto de três elementos que formam o ser, são eles o espírito, a alma e o corpo. Deus estabeleceu diretrizes específicas para cada um desses elementos.
O espírito é a parte mais nobre do ser, pois através dele que temos comunhão com Deus e somente por ele podemos compreendê-Lo, adorá-Lo e servi-Lo.
A alma é a nossa mente, sede das emoções, do intelecto, da nossa personalidade. É a sede das decisões.
Por meio do corpo físico, o homem entra em contato com o mundo material.
Em resumo; Deus habita no espírito; o eu, na alma; e os sentidos no corpo.
Tanto o nosso espírito, quanto a alma e o corpo, todos precisam estar irrepreensíveis até a vinda do Senhor Jesus E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. I Ts. 5.23
A palavra diz que há uma luta constante da carne contra o espírito. No centro está a alma que vai decidir por qual caminho andar, no governo de si mesma ou submetida ao governo do Pai. Existem Seis portas de entradas para o espírito, alma e corpo;
1. Visão
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mt. 6.22-23
É uma porta de entrada para coisas boas ou ruins. Jesus disse que se os olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz, mas há pessoas que vêem maldade em tudo. Desconfiam de tudo e todos. Julgam pela aparência.
2. Audição
E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. Dt. 28.1
A maldição só encontra pouso para aqueles que não ouvem a Deus. Neste caso, ouvir é o mesmo que obedecer.
Aquele que ouve, prospera. Quem obedece a Deus, come o melhor da terra Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Is. 1.19
Não basta apenas desejar, o segredo está em obedecer. Você só vai prosperar quando a sua audição, a sua obediência entrar em operação. Se você quiser prosperar, temos que dar ouvidos as coisas do Senhor.
Descontamine a sua alma! Não gaste tempo com cultura inútil, que contamina a alma. Não podemos perder tempo, Deus quer tua cidade, Estado aos Seus pés. Quando sua alma se descontaminar, você começará a ter entendimento do que o Senhor quer para a sua vida e prosperará sem limites. Precisamos encher a nossa mente, ouvindo a Palavra do Senhor e com coisas que nos façam crescer.
3. Olfato
E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. II Co 2.14
O olfato é fator determinante na vida de um profeta. Todo profeta tem olfato aguçado, tem faro.
Jesus tem um cheiro bom e suave e quem está em intimidade com ele, sente esse perfume. Você precisa ter o “faro fino” espiritual sentir o cheiro do pecado e afastar-se dele. Olfato santo!
O sacerdote sentia o cheiro dos ungüentos e sabia qual deles usar nas feridas. O ungüento, o óleo de Gileade era usado para curar. Além de a pessoa ficar sarada, ela ficava perfumada. Jesus não quer apenas nos sarar, ele quer nos perfumar com o cheiro de santidade. Onde quer que formos, exalaremos o perfume d’Aquele que mora dentro de nós.
4. Paladar
Muitas pessoas têm o paladar aguçado para o pecado. O paladar está ligado ao olfato. EX. Ao sentir o cheiro bom do churrasco, você saliva, tem vontade de comer.
Satanás é estrategista. Primeiro ele estimula o seu olfato e depois lhe dá a comida do pecado. As pessoas caem em pecado quando não têm o olfato de santidade.
Na família isso gera o desequilíbrio, o desnível familiar. Sabe por quê?
Por causa do olfato e do paladar da casa. O que se cheira, o que se solta no ar em nível de conversas, de comportamento, aquilo que o diabo vai lançando como alimento torna os filhos que deveriam ser de Deus em filhos do diabo como os filhos de Eli.
Nós podemos ser a pessoa mais santa da terra ou um filho do diabo. Tudo depende da nossa decisão.
5. Tato
Como conseguimos fazer as coisas? Pelas mãos. Por elas conseguimos tudo o que a gente quer. A mão simboliza o direito de posse.
O Senhor confirmará as obras das suas mãos se você estiver atento à voz de Deus. Você tem a decisão de segurar ou soltar o fruto do pecado.
O Senhor lhe dá uma ordem: solte tudo àquilo que você segurou que não é do Senhor e receba libertação.
6. Pés
Este é o sexto sentido.
Não é o que você está acostumado a ouvir por aí.
Os pés são o sentido o direciona onde os outros sentidos apontarem. Se você for estimulado pelos outros sentidos ao pecado e os seus pés não caminharem para o que o diabo está querendo, você vence a tentação.
Mediante a Palavra, qual a finalidade dos pés? Serem calçados com a preparação do evangelho da paz.
O Senhor tem uma promessa para nossos pés: se eles anunciarem a palavra do Senhor, eles serão formosos E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas. Rm 10.15
Todos os sentidos estão interligados.
Você decide o caminho que você vai andar.
O Senhor te convoca agora para fazer a vontade Dele em nome de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário