Ouvintes e Músicas

22 maio 2013

Devemos crescer como Cedro no Líbano.


"O justo florescerá como palmeira; crescerá como cedro no Líbano" Sl 92:12

1- Crescimento Lento Mas Consistente.
Sabemos acerca do Cedro do Líbano que ele cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer. O Cristão é como o cedro do Líbano, e portanto, tem a promessa de crescer. Ainda que o seu crescimento seja lento conforme a experiência do cedro, ele acontecerá e se tornará visível a todos. A preocupação do filho de Deus, principalmente nos primeiros anos da vida cristã, não deve estar no crescimento em si, mas no lançar das suas raízes. Lembre-se do fato de que nos três primeiros anos o cedro possui raízes de um metro e meio de profundidade enquanto a planta apresenta apenas cinco centímetros.


Entendemos, portanto, que o foco está no lançar das raízes muito mais do que nas evidências externas. Notamos muitas pessoas preocupadas porque não percebem que estão crescendo espiritualmente. Provavelmente estejam esperando frutos visíveis, ministérios estabelecidos, ou alguma evidência externa de que estão crescendo em Deus. No entanto, como o cedro, não deveríamos estar tão focados nessas evidências externas, se verdadeiramente nos ocuparmos em aprofundar as nossas raízes. Fazemos isso através da leitura da Palavra, da assimilação dos Seus princípios e da devida aplicação na vida prática. A essência da Palavra de Deus é o AMOR. Quanto mais nos exercitamos no Amor a Deus e ao próximo, mais profundas serão nossas raízes, e depois, no seu devido tempo, passaremos a manifestar um crescimento gradativo. “e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” (Efésios 3:17-18 )

1. Raízes que Buscam as Águas Profundas

Outra verdade interessante é que o cedro do Líbano é muito resistente e suporta vento e calor. Suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva. Assim deve ser o cristão. Para crescer à semelhança do cedro ele não pode viver na dependência dos fatores externos. Ele precisa aprender a aprofundar as suas raízes a fim de buscar alimento e provisão mesmo em condições desfavoráveis de seca, calor e ausência de chuvas. Há quem diga que deixou de crescer espiritualmente por causa da falta de espiritualidade da sua igreja local. Às vezes nos queixamos da própria família por não nos propiciar as condições favoráveis para o êxito em alguma área da vida.

Nas mais diversas ocasiões, se nos descuidarmos, estaremos sempre achando um bode expiatório para os nossos fracassos. No entanto, o ensino bíblico nos mostra que apesar da ausência de chuvas ou de fatores externos extremamente desfavoráveis, há de se encontrar as águas mais profundas. Aquelas que se acham quando são buscadas. Não estão na superfície da indiferença nem da preguiça. Não estão no limiar do conformismo ou da apatia espiritual. Elas estão no lugar da fome e da sede de Deus. Elas se encontram no lugar do desejo de ser alguém para Deus e para o mundo. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13 )

1. Raízes Que Abraçam a Rocha

Há informações de que toda raiz quando cresce muito e atinge a rocha pára de crescer. No caso do cedro do Líbano a raiz continua a crescer em volta da rocha, abraçando-a. Enquanto algumas raízes vêem na rocha um impedimento para a sua expansão, para o cedro, justamente o contrário. Quanto mais abraçado à rocha mais firme ficará. Para muitos o encontro com a rocha fará cessar o seu crescimento. Refiro-me aos que vivem fora da Palavra de Deus. Eles vão crescendo e desenvolvendo seus projetos pessoais até esbarrarem em Cristo e em Seus imutáveis princípios. Não podem prosperar à maneira de Deus porque seus métodos, fórmulas, motivações e ações são condenados por Ele.

Não é assim com o justo que continua crescendo até suas raízes se firmarem na rocha, abraçando-a e estabelecendo uma relação de maior intimidade. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.” (1 Pedro 2:7-8 )

CONCLUSÃO

O nosso desejo é o de assimilar as verdades paralelas expressas pela figura do cedro do Líbano. Devemos fazer isso porque foi Deus quem disse que cresceríamos como ele. 


01 maio 2013

Música, Bênção ou Maldição?



Achei interessante essa abordagem sobre a música, cristã ou secular neste site e resolvi compartilhar com os irmãos e seguidores deste blogue. 

    1. Música, Bênção ou Maldição?
    O que a Bíblia diz sobre como a música pode conduzir para o bem ou para o mal? Tal como o avião, ela pode salvar ou destruir.

    2. Música Destrutiva
    Orientações do Espírito de Profecia sobre qual deve ser a nossa postura em relação às músicas do mundo. Algumas músicas têm, para o caráter das pessoas, um poder de destruição semelhante à dinamite.

    3. Viciados em Música
    A música poder viciar? Porque algumas pessoas não conseguem abandonar certos tipos de música? Isso pode acontecer com um cristão? Isso pode influenciar nossas músicas?

    4. O Canto da Serpente
    Por que tantas pessoas afirmam que a música tema do filme Titanic provoca depressão? Como e até que ponto as melodias podem interferir no estado emocional? Isso acontece com músicas evangélicas?

    5. Entorpecentes Musicais
    Como os diversos elementos musicais (ritmo, melodia, etc.) interferem no comportamento humano? Uma pessoa pode ser, de alguma forma, "hipnotizada" ou levada a agir estranhamente pela música? A música pode afetar a saúde de uma pessoa? Como funciona a musicoterapia?

    6. Mensagens Secretas
    O que existe de verdade sobre as famosas mensagens subliminares? Como a ciência trata o assunto? O que há por trás de tantos crimes noticiados pelos jornais, cujos autores teriam sido influenciados pela música?

    7. Vírus Musical
    Por que certas músicas, quando ouvidas, ou até mesmo quando são apenas mencionadas, transformam-se em um tipo de "vírus musical" e não conseguimos tirá-las da cabeça? Como podemos nos defender disso?

    8. Um Gato no Teclado
    Como a harmonia afeta a inteligência e o raciocínio? Combinações de notas impróprias podem afetar o organismo? Porque certas músicas melhoram a disposição enquanto outras a pioram?

    9. Sacudindo a Igreja
    Por que o ritmo de certas músicas "cristãs" fazem o ouvinte "pegar no tranco", respondendo, de alguma forma, com o corpo? Que ritmos musicas são inadequados? Qual a posição oficial da Igreja e da Conferência Geral sobre os ritmos musicais?

    10. A Música e a Chuva Serôdia
    Você sabia que a música está diretamente relacionada com o derramamento da Chuva Serôdia e com o fechamento da porta da graça? Sabia que o Espírito de Profecia previu há mais de cem anos atrás como seria a música de nossa igreja hoje? Quais foram as orientações dadas para a igreja e como a mesma deveria agir? Por que Ellen White disse que em certas programações "acham-se presentes demônios em forma de homens"? Podemos colocar uma bateria na igreja? E o que dizer dos play-backs que têm bateria?

    11. Batuque no Santuário
    Por que Davi usou tamboris e pandeiros ao transportar a arca do concerto para Jerusalém? Podemos usar tambores na igreja pelo fato de Míriam ter cantado ao som de tamboris após a travessia do Mar Vermelho? E quanto aos salmos que falam do adufe?

    12. Instrumentos ou Ferramentas?
    Qual a relação dos tambores com a magia negra? O som de tambores pode, realmente, levar uma pessoa ao transe? O que os estudiosos do assunto dizem a esse respeito? Por que Ellen White foi levada a dizer que as pessoas envolvidas em certas programações da igreja em seu tempo "foram levados por um engano espírita"? E os outros instrumentos: trompetes, guitarras, órgãos de tubo, saxofone, contrabaixo... o que dizer sobre eles?

    13. A Trombeta Fora de Tom
    Qual a forma correta de cantar na igreja? O que o Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia diz sobre a roupa dos cantores? Como a aparelhagem de som deve ser usada? O que Ellen White disse a respeito dos gestos corporais e da maneira que os cantores usam a voz? Qual a posição oficial de nossa igreja a esse respeito? O que leva os anjos a cantares junto conosco?

    14. Um Cardápio Sem Maná
    Quais as músicas apropriadas para a vida do cristão? Músicas antigas e modernas qual o ponto de equilíbrio? O que dizer sobre os hinos do hinário? Onde podemos procurar boas músicas? Que músicas melhoram a vida espiritual?

    15. A Casa Vazia
    CDs, DVDs, fitas de vídeo e coisas do gênero podem ser úteis ou até mesmo necessários para a estabilidade espiritual do cristão de hoje? Quais os perigos de não ter essas coisas em casa? O que é benéfico para a família e o que pode ser ainda mais perigoso do que nunca ouvir música? Como filtrar o que é mau e reter o que é bom? Vender CDs na porta da igreja é certo ou errado?

    16. O Que é Boa Música?
    Como podemos reconhecer a boa música? O que pode tornar uma música "suspeita"? Quais os elementos que tornam uma música ruim?

    17. Ecumenismo Musical
    Como a música se tornou a melhor "arma" do ecumenismo? Qual a posição dos líderes cristãos (das diversas denominações religiosas) a respeito das músicas? Por que tantas portas se abrem tão facilmente para muitos cantores cristão, até mesmo na televisão? Entre fanáticos e "mundanos", como podemos ser diferentes do mundo e nos fazermos "fraco para com os fracos"?

    18. A Orquestra de Lúcifer
    Como é a música no Céu? Como são os instrumentos musicais de lá? Existem instrumentos de percussão no Céu? Que mudanças Lúcifer introduziu em certos instrumentos musicais para servir aos seus propósitos? Como será a música na Nova Terra?

    19. Hinos Que o Diabo Aprecia
    Que hinos afastam os demônios? Que músicas deixam o inimigo mais à vontade em nosso meio e facilitam o seu "trabalho"? De acordo com o Espírito de Profecia, qual a coisa que o inimigo mais teme? Que papel exercem os músicos e cantores nesse cenário?

    20. Idolatria a Caminho de Canaã?
    Levando-se em consideração todos os assuntos tratados, que orientação a Bíblia e o Espírito de Profecia trazem para os nossos líderes (diretores de música, oficiais da igreja local, anciãos, pastores, etc.)? Onde termina a tolerância e começa a negligência? Até onde podemos ir, no que diz respeito à música, para "segurar" os jovens na igreja? Quais as conseqüências de não tomar posição sobre esses assuntos? O que está sendo feito pela igreja a esse respeito?

    21. O Altar de Jeroboão
    Toda forma de adoração é aceitável a DEUS? Uma pessoa pode agir sinceramente e profanar a adoração? Qual tem sido a influência dos "príncipes da música sacra", os que têm vários CDs gravados e os produtores musicais, na adoração e o que DEUS tem a dizer a respeito disso?

    22. O Estopim do Reavivamento
    Como melhorar a música, produzir um sensível reavivamento espiritual e manter a igreja unida, tudo a mesmo tempo? Pode uma conscientização sobre a santidade da igreja e a reverência dos nossos louvores ajudar a começar um reavivamento espiritual realmente significativo na igreja? O que o Espírito de Profecia diz a esse respeito?

    23. A Receita Divina
    Por que tantas tentativas de melhorar a música na igreja têm falhado? Como mudar a música na igreja, tirando o que é ruim do caminho, sem provocar uma "revolução"? Qual o melhor caminho para quem canta? Como aumentar os resultados dos esforços que nossos pastores têm feito para melhorar a música? Existem orientações bíblicas ou inspiradas para isso tudo?

    24. No Vale da Decisão
    Estamos numa encruzilhada. Cantores, diretores de música, anciãos, pastores, ouvintes... Todos temos decisões a tomar. Qual será a nossa posição daqui para a frente? Quais serão as conseqüências de nossas decisões?


Para Acessar e saber mais sobre cada tema utilize este link: 



Atualizações

Rádio Jovem Gospel Brasil

Minha lista de blogs