"Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto". (Ap. 3.1)
- Não percebem a ação do inimigo;
- Têm um falso senso de segurança com relação à sua condição espiritual;
- Não se dão conta da proximidade do final dos tempos e o perigo iminente.
A mensagem de Deus para os que se encontram nesse sono de morte é:
"Porque estão dormindo? [...] Levantem -se e orem para que não caiam em tentação!" (Lc. 22.46).
Em suas cartas às sete igrejas da Àsia, João inspirado pelo Espírito Santo, adverte que essa condição ia ocorrer nos últimos dias. As mensagens às sete igrejas não eram destinadas apenas para aquelas congregações específicas, mas são relevantes para todo o Corpo de Cristo, mesmo nos dias de hoje, fala diretamente a nós.
A igreja de Sardes estava adormecida, espiritualmente morta. Os crentes haviam caído na armadilha de Satanás. Superficialmente, a vida se desenrolava de maneira normal, mas aqueles cristãos haviam rompido o seu relacionamento com Cristo. Estavam repletos de obras "mortas".
Começaram servindo a Deus de todo o coração, mas de alguma maneira se alienaram e passaram a buscar outras coisas ao invés de Deus.
Estavam de tal maneira envolvidos com os cuidados da vida que não percebiam a própria condição. A estratégia do diabo tem sido fazer com que retiremos os olhos de nosso objetivo, trazendo apatia e fazendo - nos adormecer.
Se realmente déssemos conta da proximidade do fim dos tempos, se realmente crêssemos que Jesus voltará em breve, mudaríamos muitas de nossas prioridades. A nossa preocupação não seria com os cuidados da vida nem com os nossos desejos e objetivos. Estaria- mos mais preocupados em preparar - nos para a volta de Cristo e ganhar almas para o Reino de Deus.
(Obs: Trechos retirados da Bíblia de Estudos Batalha Espiritual e Vitória Financeira, pag. 1671.)