Ouvintes e Músicas

27 abril 2010

DÊ O LOUVOR A DEUS



“Pois não conquistaram a terra pela sua espada, nem o seu braço os salvou, e sim a tua destra, e o teu braço, e a luz da tua face, porquanto te agradaste deles” (Salmo 44.3).

Por sermos humanos, somos nulos diante do inimigo, porém, o poder de Deus – com a operação dos Seus anjos e a revelação da Sua Palavra – é a nossa salvação, porque tudo conseguiremos com a ajuda dEle. O Altíssimo ajudou Israel porque Se agradou do Seu povo, e o mesmo Ele pode fazer por nós.

A nossa força age em Nome de Jesus. O Mestre nos deu autorização para usá-lO em qualquer situação, e Suas Palavras afirmam que, se determinarmos em Seu Nome, Ele mesmo o fará (João 14.13,14). Então, o que você está esperando? Não está na hora de dar um basta no seu sofrimento, de exigir que o maligno e tudo o que vem dele desapareçam de sua vida? Ele sairá agora, se você, com fé e determinação, mandá-lo embora.

Precisamos preparar-nos para a vitória, pois, já que somos aceitos na família divina como Seus filhos, jamais perderemos batalha alguma, pois Ele mesmo, que Se tem agradado de nós, irá conduzir-nos em triunfo. Não importa o combate que você tenha de travar, lute com fé e confiança, na certeza de que o Todo-Poderoso irá protegê-lo e dar-lhe sucesso em todas as suas lutas. Quem O tiver ao seu lado pode marchar confiante, pois, sem dúvida, voltará com a conquista.

Não espere sentir-se forte para obter a êxito, pois essa preparação não acontece por meio dos sentimentos, mas pela fé. Agora mesmo, a autoridade de Deus, Seus anjos e a Palavra dEle estão esperando a sua ordem para cumprir o querer do Pai. Você é quem decide! Então, seja forte, porque os tímidos na fé jamais verão o Altíssimo em ação. Por outro lado, os que crerem verão a glória divina atuar em seu favor (João 11.40).

Israel, pela sua própria força, jamais teria condições de deixar o Egito; todavia, o Onipotente o ajudou. Por quê? Porque Se agradara daquele povo, e o mesmo se dá com qualquer um de nós. Jesus disse que não foi você quem O escolheu, mas Ele o elegeu para que desse muitos frutos (João 15.16). Ele quer libertá-lo e o fará, neste momento, se você Lhe agradar.

Glorificamos o Nome de Deus quando cremos no que Ele afirma e, decididamente, partimos para a batalha. O Senhor gosta de ver os Seus tomando posse da bênção, comendo do bom e do melhor e desfrutando da vida abundante. Para que isso aconteça, basta tomar a decisão de libertar-se do que o atrapalha e faz sofrer. Decida livrar-se do mal e viver com abundância!

25 abril 2010

PALAVRAS DE TOLICE NA BOCA DE MUITOS


“E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pedro 3.4).

Nessa passagem, o apóstolo Pedro declara que, nos últimos dias, muitos zombariam das promessas de Deus. Infelizmente, os ímpios nem se dão conta de como Satanás os tem levado a fazer coisas irracionais, como, por exemplo, caçoar dos assuntos do Senhor. Aliás, os deboches sempre estiveram na boca de muitos considerados sábios. Porém, verdadeiros sábios são os que aguardam o cumprimento da promessa divina.

Pedro chamava a atenção para um tempo em que o “espírito de bobeira” possuiria muita gente, causando questionamentos tolos. Hoje, existem aqueles que têm sido usados pelo inimigo como se fossem “amostras grátis” desse triste agir. Ora, achincalhar a Palavra de Deus é a maior ignorância que alguém pode cometer! Mesmo assim, o espírito do erro levará essas pessoas a encontrarem razões para pregar o contrário da Mensagem divina. Então, fuja desses que falam do que não entendem e raciocinam sobre o que não aprenderam, pois, enquanto não se converterem ao Senhor, jamais serão iluminados, e, além disso, seu futuro será a perdição.

Quando criança, eu observava como Satanás fazia os incrédulos agirem como irracionais. Eu já era convertido ao Evangelho e, da janela de minha casa, observava passar um grupo de pessoas – dentre comerciantes, juízes de Direito, promotores públicos e políticos –, revezando-se para carregar um andor no qual jazia a imagem de algum ídolo que chamavam de santo. Por conhecer o que diz a Bíblia, especialmente em Isaías 44.14-20 e no Salmo 115.4-8, eu ficava boquiaberto com a falta de sabedoria delas e, ao mesmo tempo, sentia que era meu dever pregar-lhes a Verdade.

Na Idade Média, os sábios também riam da Sagrada Escritura. Por exemplo, Isaías disse, na Palavra, que a Terra era redonda, mas os pensadores da época medieval acreditavam que nosso planeta era chato e havia grandes colunas que o seguravam. Hoje, as fotos de satélite os desmentem.

O que ainda não se entende da Palavra, mais cedo ou tarde, será provado como verdadeiro. É assim que se vê quem, realmente, é prudente. Por isso, não discuta com os perdidos nem leve em conta as brincadeiras, chacotas e agressões que poderão fazer a você, pois eles precisam ser amados e necessitam de uma verdadeira conversão. Somos os únicos que podem dar-lhes o verdadeiro amor de Deus. Além disso, sabemos que, para serem salvos, é necessário que o Altíssimo os conduza até o Salvador. A obra é toda do Senhor! Apenas ore e creia, pois, agindo assim, o nosso Brasil, em breve, será de Jesus!

20 abril 2010

Seja um servo intrépido



“Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor” (Salmo 3.6).
A linguagem da fé surpreende e nos faz superiores a qualquer ameaça. Além disso, a voz da fé agrada ao Senhor e apavora o inimigo. A palavra dita com fé tem o mesmo poder das palavras pronunciadas por Jesus. Só confesse o que essa virtude o impulsiona a dizer, pois quem se reveste dela torna-se invencível!
Quem não está acostumado com pessoas de fé e ouve uma delas falar do que pode fazer em Cristo pensa que está diante de um insensato ou um tagarela inconsequente. Mas a verdade é que essa virtude divina nos faz agir como indivíduos poderosos, como aconteceu a todos aqueles que serviram a Deus no passado. Quando tomamos posição com fé, sabemos que ela é a linguagem a qual o Senhor deseja que tenhamos. No entanto, algumas pessoas, que se dizem de Deus, possuem um linguajar muito negativo, bem diferente daquela que possui fé e fala com ousadia!
Não estamos sendo irracionais quando, cheios de fé, declaramos o que o Senhor nos disse, porque ela não é um desejo ou uma necessidade, mas uma convicção, uma certeza que vem ao nosso coração por darmos ouvidos à Palavra de Deus (Romanos 10.17). Ela nos faz superiores às ameaças do inimigo e nos dá força para tirar uma ovelha das garras do leão e livrar outra da boca de um urso. Mesmo que estes se lancem contra nós, serão rasgados do mesmo modo que se rasga um trapo de pano velho.
Quando declaramos o que a fé nos diz, agradamos a Deus; entretanto, ao proferirmos as mentiras do inimigo, desagradamos ao Senhor. Fazendo isso, nós O impedimos de agir em nosso favor, pois Suas mãos ficam atadas, Seu poder fica inerte, e o maligno nos arrasa com suas obras. Foram declarações e atitudes de fé que fizeram com que o Senhor dissesse que havia achado Davi, um homem segundo o Seu coração (1 Samuel 13.14; Atos 13.22). De que modo você tem falado? Deus tem-Se agradado ou desagradado das suas palavras?
A voz que agrada a Deus apavora o diabo, o qual sabe que, por trás de uma declaração de fé, vem uma chuva de fogo que irá queimá-lo. Como acontecia na ocasião em que Jesus falava, assim ocorre quando alguém, com fé, ordena a saída de qualquer mal.
Não faça nenhuma declaração fora da fé. Somente o Senhor Deus deve impulsioná-lo a se pronunciar. Ore, busque e, quando essa virtude inundar seu coração, revista-se dela, e, então, suas declarações serão tão invencíveis quanto foram as do Senhor Jesus.

16 abril 2010

CHEGUE-SE AO INIMIGO



“Então, se chegou Joabe e o povo que tinha consigo diante dos siros, para a batalha; e fugiram de diante dele” (1 Crônicas 19.14).

Uma das maiores confederações de nações foi formada para destruir o povo de Deus, porém, bastou uma simples decisão para levá-las à derrota. Com isso, os servos do Senhor aprenderam a lição de que quem foge do inimigo está contaminado por ele. A fé nos manda crer no Senhor acima de tudo. Por isso, quem a tem não se amedronta. Foi suficiente Joabe – o comandante do exército de Israel – e o povo, que com ele estava, chegarem-se diante dos sírios, para que estes fugissem (v. 14). Creia, e o mesmo acontecerá com você!

Aos olhos da carne, os dias de Israel estavam contados; afinal, as nações que se uniram contra o reinado de Davi estavam muito bem armadas. Para se ter uma ideia, só de carros de guerra havia 32 mil, além dos milhares de soldados. Mas a decisão de Joabe fez mudar completamente aquele quadro. O que aprendemos com isso é que quem tenta escapar do adversário está, na verdade, contaminado por ele. Por outro lado, quem o enfrenta, em Nome do Senhor dos Exércitos, obtém a ajuda divina.

O Livro Sagrado declara que a fé vem quando damos ouvidos à Palavra de Deus (Romanos 10.17). Ora, o oposto da fé é o medo, o qual surge ao crermos na ameaça do diabo. Então, diante de qualquer desafio, é preciso refletirmos sobre o que existirá em nosso coração: se deixarmos o medo entrar, ficaremos nas mãos de Satanás e, consequentemente, não teremos o Senhor ao nosso lado. Entretanto, o contrário também é verdade: se tivermos fé, venceremos o inimigo, pois o Pai celeste estará conosco. Por conta disso, sempre pense naquilo que você deixará governar o seu coração.

A fé é senhor de quem a possui. Ela nos leva a crer no Altíssimo, a despeito da provação, e a avançar contra as hostes inimigas. Ela nos garante que, em qualquer situação, seremos vitoriosos. O diabo pode “pintar o quadro” do modo mais sombrio que for, mas, se confiarmos no Todo-Poderoso, nem um pingo de atenção daremos à feia pintura do maligno.

Ao lermos a passagem de 1 Crônicas, temos a impressão de que, naquela vez, o povo de Deus sofreria uma terrível derrota. Contudo, quando Joabe concebeu o plano e o pôs em execução, ficou pasmo ao ver os sírios fugirem diante dele. Como se não bastasse, os amonitas, ao verem os sírios fugirem, desesperaram-se e tentaram escapar também.

Ainda hoje, o Altíssimo orienta Seus soldados a agirem corretamente no combate. O segredo é não olhar para as ameaças do inimigo, mas, sim, para o Autor e Consumador da fé (Hebreus 12.2). Ele dará a você as instruções necessárias. Então, siga a orientação divina, e verá que o adversário, além de tudo, é um covarde. Quando você aceitou Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida, optou por ser vencedor sempre. Por isso, não aceite nenhuma derrota! Seja forte, valente, pois Deus irá coroá-lo de vitórias!

13 abril 2010

DIAS ATRIBULADOS




“E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei” (2 Crônicas 15.3).
O maior erro que o homem pode cometer é não se curvar ante a Palavra do Senhor, pois, agindo dessa maneira, vive sem o verdadeiro Deus e enfrenta muitos problemas. Ora, se não há quem ensine a Verdade, não há como aprendê-lA – e, uma vez que a Lei não é respeitada, todos fazem o que querem.
Viver em um país tomado pela anarquia deve ser desesperador. Por incrível que pareça, isso aconteceu com o povo de Deus: os filhos de Israel deixaram o Altíssimo, que os tirara do cativeiro egípcio, e, então, a corrupção tomou conta deles, que logo passaram a agir da maneira que bem queriam. Como resultado, a paz chegou ao fim, bem como o respeito ao próximo, e todos pagaram um preço.
A solução para o homem livrar-se dos males é servir ao Senhor. Inclusive, a Palavra declara que feliz é o povo que tem o Altíssimo como o seu Deus (Salmo 33.12). Por outro lado, não há nada pior do que não temer. Sabemos que o inimigo impera onde o Todo-Poderoso não Se faz presente. Então, de que vale alguém pertencer a uma excelente família, ser cuidado pelos seus, desfrutar de boa saúde ou ser próspero, se ele não respeita o Pai celeste?
O mundo está em crise por não ter o Criador no centro de seu viver. Em alguns lugares, o homem não passa de uma “máquina” de trabalho. Também não são poucos os que só vivem para satisfazer as vontades da carne, não dando importância aos assuntos divinos. Esses indivíduos, infelizmente, esquecem-se de que o diabo é mau e deseja destruir a raça humana (João 10.10a).
Não queremos dizer que as pessoas são más; na verdade, muitas só não são espirituais por não terem alguém que lhes ensine a Palavra. Quem não é orientado na Verdade pode ser levado a tomar decisões que não são as melhores, porque onde não há um bom mestre não pode haver bons alunos. Porém, como cristãos, temos obrigação de sermos o exemplo e instruirmos o próximo com palavras e atos.
Só há um remédio para todas as dificuldades: temer o Senhor. No entanto, poucos se dispõem a fazer isso. O pior é que o homem tem a facilidade de se deixar levar pelo espírito do erro, e quem está nessa situação sempre tenta achar justificativas para seu procedimento. Muitos, por exemplo, têm o hábito de proferir um ditado que não provém do Senhor. Eles dizem: “A minha educação depende da conduta do próximo”. Ora, quem tem o Altíssimo como seu Deus não se deixa levar por essa invenção maligna, mas cumpre à risca a prescrição da Santa Palavra.
Enquanto Israel esteve sem o verdadeiro Deus, o caos reinou. Quando, porém, buscou o Altíssimo e se converteu dos maus caminhos, pôde desfrutar de anos de sossego e prosperidade. Então, se você está afastado de Deus e de Sua Lei, cuidado! Sirva a Ele, pois, onde o temor do Senhor não se faz presente, as forças das trevas dominam.

10 abril 2010

O modo certo de conseguir a Prosperidade



“A fazenda que procede da vaidade diminuirá, mas quem a ajunta pelo trabalho terá aumento” (Provérbios 13.11).

Você pode construir sua casa sobre a areia ou a Rocha (Mateus 7.24-27). Para isso, precisará escolher entre agir com vaidade ou permitir a operação de Deus. É importante, porém, tomar cuidado com o custo do erro, pois o Altíssimo aumentará o que Ele ajudou a construir, mas não impedirá o diabo de destruir o que não foi erguido com a ajuda do Pai. A fonte ou origem do seu crescimento é muito importante.

O desejo do Senhor é compartilhar tudo conosco. O Onipotente quer que andemos com Ele, assim como fez Enoque, o qual não foi mais achado, pois Deus para Si o tomou (Gênesis 5.24). Sem dúvida, os que andam com o Altíssimo permitem que sejam tomados por Ele.

Se estivermos no Caminho do Senhor, seguindo lado a lado com Ele e deixando que Sua sabedoria nos dirija, nada nos decepcionará. Por outro lado, se não andarmos com Ele nem consultarmos Sua direção, seremos guiados pela vaidade dos nossos sentidos. Porém, quando agimos dessa forma, achando que podemos decidir por nós mesmos, somos comparados pelo Senhor com o homem insensato: aquele que construiu sua casa sobre terreno arenoso e, com as chuvas e fortes correntezas, teve sua moradia desmoronada. A vaidade do nosso sentido é um péssimo terreno para a construção de qualquer edificação; ela não suporta as tempestades desta vida.

Quem é prudente não se apressa. Antes, deposita seus planos no altar divino, sabendo que, no tempo certo, receberá a direção e porá mãos à obra. Depois de ter cavado fundo, lança seu alicerce sobre a Rocha – o Senhor (Salmo 31.2,3) – e nada abalará sua construção, nem mesmo o pior temporal.

Essa história de “pegar ou largar”, de agir no impulso, não provém de Deus. Quem age apressadamente ou toma atitudes erradas para amealhar riquezas ou solucionar problemas não obedece ao Senhor e, por isso, peca. Para que os fins sejam abençoados, os meios têm de ser aqueles dados pelo Pai celeste. Há, porém, muitas pessoas dominadas por demônios por não observarem quem as impulsiona. A Palavra declara que, para essas, o salário do pecado é a morte, a natureza de Satanás (Romanos 6.23). Por outro lado, os justos, além do sucesso obtido, receberão um bônus dado pelo Senhor.

Onde não há paz, a mão de Deus não está operando. Então, é melhor não possuir riqueza nenhuma – mas ter a presença divina – do que acumular muitos tesouros com a operação do diabo. Afinal, o Senhor não pode guardar um bem que foi adquirido com a ajuda do inimigo.

Só permanecerá a casa que for construída sobre a Rocha. Por isso, preste atenção: não aceite nada que provém do erro, mas aja sabiamente e busque apenas a ajuda do Altíssimo.

07 abril 2010

Perguntas Desnecessárias



“Lembra-te, agora: qual é o inocente que jamais pereceu? E onde foram os sinceros destruídos?” (Jó 4.7).

Se estamos passando por um bom momento em nossa vida, geralmente nem paramos para examinar se temos ou não andado conforme o plano divino. Porém, quando estamos em crise e não encontramos saída para os problemas, logo ficamos perturbados e começamos a questionar o motivo de estarmos em determinada situação e a formular as mais variadas perguntas – algumas até desnecessárias. Na verdade, a nossa revolta se traduz em uma tentativa de atribuir qualquer erro a Deus, que, segundo pensamos erradamente, falhou em algum momento. Mas Ele é perfeito; nunca erra nem Se equivoca.

Todas as adversidades que nos são acometidas têm alguma explicação. Então, para que os males não nos atinjam, é preciso evitá-los vivendo em comunhão com o Pai. Não é errado perguntar-Lhe a razão de certos infortúnios nos sobrevirem. Por exemplo, Josué rasgou suas vestes e indagou a Deus por que Ele tinha permitido que os habitantes da minúscula cidade de Ai derrotassem o exército de Israel – e ele obteve a resposta (Josué 7). É certo querer saber por que tal coisa aconteceu em sua vida, mas nunca acuse o Senhor de ter ajudado alguém que você julga menos merecedor ou mais pecador. Ninguém conhece o que se passa no coração do homem, tampouco no do Senhor. Por isso, é errado querer dizer ao Pai celeste que alguém que Ele está abençoando não é espiritual.

Há muitos que trazem dentro de sua alma pecados escondidos; outros deixam Satanás agir na vida deles por alguma tentação ou por ódio de quem lhes fez mal. Então, se a opressão entra no coração dessas pessoas, é porque a porta dele está aberta; afinal, sem causa, o homem jamais será visitado por qualquer força maligna. No caso citado de Josué, em relação à derrota que os israelitas sofreram em Ai, a causa foi Acã, que tomou do anátema, das coisas condenadas. Em nossos dias, acontece o mesmo: atrás de qualquer acontecimento desagradável está alguém que prevaricou – ou se deixou seduzir –, dando brecha para o inimigo entrar. Ninguém tinha visto o erro daquele homem, mas o Senhor, que tudo vê, não pôde mais ser com o povo israelita, assim como, hoje, Ele não tem como ajudar os que se deixam seduzir pela iniquidade.

Busque do Todo-Poderoso a explicação das coisas ruins que lhe estão acontecendo. Afinal, onde está a vida abundante que Jesus prometeu dar a você (João 10.10)? Ou, ainda, onde está o cumprimento das promessas, já que o céu e a terra passarão, menos as palavras do Senhor (Mateus 24.35)? Ele não erra nem vacila. Se você está passando por algo ruim, há uma explicação para isso. Quem vive em comunhão com o Pai pode ser comparado a alguém cujo sistema imunológico está bem e não pode ser atingido por doença alguma.

Atualizações

Rádio Jovem Gospel Brasil

Minha lista de blogs